[ editar artigo]

Claudia Silvano, do Procon, uma pessoa que nos inspira

Claudia Silvano, do Procon, uma pessoa que nos inspira

Quem é Claudia Silvano?  Uma pessoa simples, transparente e autêntica.  Cheia de vida e com um senso de humor invejável. Um humor sagaz e cheinho de inteligência. Profissional apaixonada por seu trabalho, por sua companheira e por sua vida!

Uma das personalidades de nossa cidade, Curitiba, que já marcaram seu nome em nosso cotidiano. Não como uma “lenda urbana” por seus “looks” nada convencionais, mas como alguém que adora servir e acolher!! A nossa “Claudia do Procon”. Claudia é formada em Pedagogia e Direito e é apaixonada pela sua profissão, o que expressa sempre com muita gratidão.

Nosso bate papo, passou voando. Poderíamos ficar horas ouvindo suas estórias!

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre a pessoa Claudia Silvano! Tentamos  descolá-la do seu “sobrenome” Procon, o que não é tarefa fácil visto a incrível mudança que ela fez ao órgão nesses 20 anos! Já fez e continua a fazer estória!

Sem mais delongas e antes que você ligue para o Procon, divirta-se em sua leitura.

1)    Como é a sua rotina do dia a dia?

Claudia: Adoro uma rotina! Durmo pouco, tipo sono fatiado e 5:30hs já estou acordada.  Dormir é perda de tempo! Tenho um cachorro que tem um problema na coluna e fez uma cirurgia. Então, tenho uma rotina com ele que demanda um certo tempo e faço nesse horário. As 7:15hs normalmente saio de casa. Já tenho uma Panificadora (Trigos – Cristo Rei) que é a minha escolhida e passo sempre lá para tomar meu café. Ao chegar ao trabalho estaciono sempre no mesmo estacionamento e no mesmo lugar. Ás vezes, “meu lugar” não está disponível. Faço uma cera, dou uma voltinha só para esperar vagar. Esse processo de “rotina” e não sair fora do meu processo diário me dá segurança. Louco isso, né?  O que não domino ou controlo me assusta. Voltando ao meu dia-a-dia, por volta de 8hs chego ao Procon. Confesso que sou um pouco preguiçosa e procuro almoçar sempre bem próximo do trabalho.  Terminando o meu expediente volto para casa, salvo as 5as. feiras que vou voltar a dar aula (adoooro).

 

2)    Conta para a gente sobre a polêmica que envolveu seu Look, chamado de “pijama” por alguns.

Claudia:  Na realidade foi tudo sem programar e sem a intenção de “causar”. Naquele dia, 29/06/17 onde tudo começou, eu ia participar do Bom Dia Paraná com uma entrevista que é feita de maneira que só aparece a parte de cima. Porém, de última hora entrei ao vivo. Independente disso, gosto de me vestir de maneira confortável. Naquele dia eu realmente abusei um pouco no meu look. Meias listradas, calças xadrez, cachecol etc etc etc. Eu meio que “vesti” meu guarda roupa, estava frio, fui colocando. O tema da entrevista era difícil (Consórcio) e estava preocupada com o conteúdo da apresentação e não na minha forma de vestir.  Me preparei sobre o tema. A entrevista terminou e ok. Porém, no sábado sequente àquela semana, eu estava em um estacionamento aguardando uma loja abrir e resolvi abrir redes sociais e vi a postagem da senhora me ofendendo e enlouquecida com meu look. Questionava inclusive sobre uma diretora do Procon vestir-se daquela forma, parecendo estar usando pijamas. Fiquei indignada com o que li. Roupa, naquela entrevista, era o que menos importava. Resolvi responder. Mas, tenho uma coisa comigo “nunca responder com o fígado e sim com o cérebro”.  Aguardei um pouco. Respirei e fiz uma resposta à altura! Não esperava, mas a repercussão foi gigantesca com muitas pessoas sendo solidárias à mim e ao meu figurino. Na segunda, fiquei sabendo que já havia saído do site Busão Curitiba  e no XVCuritiba . Tive uma “puta sacada”. Resolvi usar isso a meu favor e do meu trabalho no Procon. De forma bem humorada pedi para  o  super “Rafa” que trabalha comigo fazer um vídeo. Lógico que passei por nossa assessora de imprensa e quando ok, publicou na página da Secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), no Facebook, falando sobre a polêmica A estória explodiu mais ainda. O vídeo teve mais de 775 mil visualizações, segue link.  Acabou indo para vários veículos de mídia, entre eles a Folha de São Paulo, Estadão e Ana Maria Braga (Globo).

Em outra oportunidade, já em 2018, resolvi novamente fazer uso do “pijama” de maneira bem divertida e inusitada, apostar com a diretora do Procon de Porto Alegre, Sophia Martini Vial para ver quem das duas conseguisse mais compartilhamentos do link da plataforma do consumidor.gov.pr . Quem perdesse vestiria o look da outra, ou seja, eu teria que vestir roupa social e ela pijama. Pedi ajuda aos internautas e ganhei a aposta e ela foi trabalhar de pijama. Enfim, sabe, a visibilidade que a “roupa” dá me ajudou com a divulgação do trabalho no Procon. Viu como é, temos que saber usar as ferramentas que temos. Se tem um sentido, um propósito e não irá “ferir” ninguém, faça.

3)    Você e as Redes Sociais, uma boa relação. Certo?

Claudia:  Uso muito as redes socias. Mas durante o meu expediente no Procon, tudo que posto tem a ver com o trabalho, nada pessoal. Me regro muito com a questão de horários de trabalho e descanso. Amo meu trabalho, muito, mas sei preservar esses horários. Fora do trabalho, ai sim, posto coisas pessoais.

4)    Qual o seu Hobby?

Claudia: Gosto de trabalhos manuais. Costura é um deles.  Nunca fiz curso. É difícil, mas aprendi.  E não é para ser fácil e sim dar prazer. É incompreensível. Qualquer trabalho manual é difícil.  Gosto e faço esses meus coletes e calças. Acho divertido e as estampas também são. Hoje são uma marca minha. Também pinto caixas de madeira e sabonetes.

5)    Lugar preferido no mundo?

Claudia: Alguns, kkkk. Falando sério, Japão! Mas, não conheço ainda. Mas admiro e gostaria de conhecer melhor a cultura, o país! Já está na minha lista.

6)    Qual seu maior sonho?

Claudia:Meu maior sonho? Ah, deixa eu pensar. Tenho sim duas coisas, ter saúde e ter paz. Sabe, paz de espírito? Dormir sossegada, com a consciência tranquila. Saúde, quando se é criança, não se tem a dimensão e não se entende direito quando os adultos desejam “saúde” para a gente. Mas hoje entendo perfeitamente. Ter saúde é bom demais!

7)    Qual filme e livro marcaram sua vida e por quê?

Claudia: São tantos!!!! Mas vamos lá, vou falar de dois filmes: Bagdá Café e Elis! E livros, adoro uma biografia! A da Rita Lee é uma das minhas preferidas. Ela é escrachada e bem-humorada!

8)    Em Curitiba, qual seu lugar favorito para relaxar?

Claudia: Pergunta difícil. Posso falar que é no Procon, meu lugar de trabalho? Risos! Então, Procon e minha casa. Sabe, sei que não é legal. Exagero e excedo um pouco essa questão do trabalho. Sei que o trabalho não pode ser a razão principal da vida. Tenho ciência que preciso regrar, mas realmente adoro o meu trabalho e da forma como o realizo.

9)    Quais as causas da sociedade você defende além da que está relacionada a sua profissão?

Claudia: Preconceito sem dúvidas é uma delas. De forma geral, mas não sistemática. Entender os prós e contras. Percebo que as pessoas estão deixando aflorar seus trejeitos mais bestiais. Perderam um pouco, ou muito da noção. Preciso entender a coisa para lutar por ela e a sua razão. O que aprendi? Vamos lá:  1º. Deixa eu entender melhor e  2º. Não responder nada com o fígado.

10) Se realmente você saísse do Procon, como seria isso para você?

Claudia: Bem, eu não iria sair do Procon, sou uma servidora pública. Sairia da diretoria do Procon. Se saísse, me sentiria estranha, mas continuaria a servir. Meu trabalho, graças a Deus, é reconhecido. Tenho muito orgulho de ser a Claudia do Procon. Tenho uma equipe muito coesa e afinada. Construí isso e hoje somos muito engajados e com muita vontade de servir o cidadão. Temos aqui um lema dentro da equipe “Se não for para ajudar o consumidor, nem saímos de casa”. O consumidor tem que entrar aqui e ser bem atendido, me revolta as pessoas serem mal atendidas em órgãos e instituições públicas. Isso não tem sentido.

Para a última pergunta, gravamos um vídeo muito show! Vale a pena conferir!!!!!!!!!

11) Como é ser uma personalidade Curitibana?

 

 

QUAL É DESSA PRAÇA?

Praça Vem que a Gente Explica
Esse é a praça de quatro amigas que já passaram dos 40 anos e têm muito pra trocar com todo mundo. Comportamento, vivências, maternidade, experiências, atitudes, viagens, gastronomia, cinema, literatura, relacionamento...e o que vier. Uma verdadeira terapia virtual com mulheres que acreditam que há muito o que apreender e compartilhar nessa vida em prol de todos e de cada pessoa. 
Sinta-se bem-vinda ou bem-vindo à praça que tem sempre uma explicação.  Vem, vem que a gente explica !
Sub-Prefs: Cintia AlmeidaMaricilia VolpatoPatricia Bertão Vanessa Taques Mello.

Ler matéria completa
Indicados para você