[ editar artigo]

Envelhescência, um novo olhar sobre o envelhecimento

Envelhescência, um novo olhar sobre o envelhecimento

Colado na bilheteria do teatro/cinema da Caixa Cultural, o aviso é bem claro: a prioridade é de quem tem mais de 80 anos.

Sinal dos tempos. Fomos reclassificados. Já que a longevidade só aumenta e modernidades médicas e cosméticas atrasam as dificuldades trazidas pela idade, os 60 já não merecem tantos privilégios.

Ainda assim é a essa faixa da maturidade que começa aos 60 anos que esta praça se dedica. Mas não esperem encontrar aqui receita pra combater a artrite (até pode ter) ou onde acontece o bailinho da Terceira Idade (urghhhh, esse termo é horrível).

Vamos mesmo é falar de arte, cinema e literatura, acontecimentos e propostas, cursos e ideias; o que nos difere é o enfoque, o viés “adulto” da conversa. Pretensão? Bom, uma coisa é certa: o passar do tempo pode trazer dificuldades e mudanças indesejáveis, especialmente no corpo da gente, mas se tem uma coisa realmente boa trazida pela idade é a experiência, o discernimento, a “sabedoria”.

Vamos atrás do que nos interessa. Por isso, pergunto (copiando minha amiga Vanusa, da Praça Família aqui deste CuritibaÉ): o que você quer ver discutido por aqui? E não é só isso, escreva você também que a praça é sua.

E vamos pensar também em como a gente está se preparando pra essa longevidade que ninguém sabe bem como é. Ainda.

Há limites? Mário Sergio Cortella diz que não, que a gente mesmo constrói nossos limites. O que você acha? Falei no filósofo e professor porque vou começar nossos contatos com uma dica – o documentário “Envelhescência, um novo olhar sobre o envelhecimento”. (www.envelhescencia.com.br)

Cortella e outros especialistas estão no documentário, mas a melhor parte fica por conta dos seis personagens que não acreditam que idade é empecilho. Pra nada.

Aliás, você já ouviu a palavra “envelhescência”? É algo como adolescência, ao fazer a ponte entre a idade adulta e a velhice. Vamos falar mais sobre isso em breve.

Por enquanto, vamos pensar juntos sobre este espaço?


O que é a Praça 60+?
A vida  após os 60 anos em Curitiba é a temática dessa praça. Vamos lá, pegue seus PRE conceitos, os seu NÃO conceitos,  suas dúvidas, suas propostas, seus problemas, suas dádivas e venha compartilhar com a gente nessa pracinha chamada PRAÇA 60+. MAIS  ideia, MAIS  disposição, MAIS  informação, mais conhecimento, MAIS  solidariedade, MAIS  respeito. Venha. Meu nome é Miriam Karam, faço parte do time do 60+ anos,  e estou aqui pra participar com você dessa experiência.

Sabe como você pode participar ?

  1. Você pode comentar os posts que coloco aqui.
  2. Você também pode escrever seu próprio post com algum assunto social e colocar aqui na Praça60+. Mas antes, siga a praça para poder postar ok?!
  3. Ou envie sugestões, críticas, ideias  para mim, Miriam Karam, via mensagem no meu perfil:)

 

CONHEÇA AS OUTRAS PRAÇAS QUE EXISTEM AQUI NO CANAL

Canal Curitiba É
Ler matéria completa
Indicados para você