[ editar artigo]

Praça da Espanha, a mais nova (mesmo antiga) queridinha da cidade!

Praça da Espanha, a mais nova (mesmo antiga) queridinha da cidade!

Com uma área de mais de 6 mil metros quadrados, a Praça da Espanha é um espaço cultural e de lazer que atrai crianças, jovens e adultos e esse é o nosso local de hoje aqui na Praça Outdoor no canal CuritibaÉ.

É comum todos os dias em todos os horários encontrar pessoas sentadas em seus bancos, idosos passeando, crianças brincando e muitos adultos com seus animais de estimação, “esticando” as pernas pela praça. Por se tratar de um local com uma grande densidade demográfica, a praça é uma excelente opção de entretenimento para todos os moradores da região.

Fundada em 23 de março de 1955 era antes uma chácara que criava cavalos e foi doado ao município de Curitiba. Tem esse nome para homenagear a nação Espanhola, que nas palavras de seu fundador teve muita influência no desenvolvimento de nosso país.


Desde sua reabertura em abril de 2015, após um período de reformas, a praça se tornou um local de muitos eventos dentro da cidade de Curitiba. Festival de Jazz, feiras gastronômicas, encontros de carros antigos, apresentações de teatro, entre muitos outros.

Parte desses eventos com certeza passaram a ocorrer, assim como a própria ocupação da praça pelos curitibanos, porque junto com a reforma foi criado um posto policial 24 horas, que melhorou muito os problemas de violência e roubo pela região. Além de inibir pichações e depredações, motivando os cidadãos a frequentarem a praça muito mais vezes.

Entre as principais atividades recorrentes na praça, aos sábados acontece a Feira de Antiguidades, com barracas que vendem diversos objetos para colecionadores, como selos, eletrodomésticos das décadas de 1960 e 1970, carrinhos em miniatura, revistas e publicações antigas, brinquedos e muito mais.

Também aos sábados ocorre a Exposição de Carros conta com veículos que marcaram as décadas passadas e o projeto Pintando na Praça, uma atividade para as crianças pintarem e colocarem a criatividade para funcionar. Durante a tarde aulas de ioga e apresentações musicais acústicas de bandas curitibanas também tomam conta do cenário.

Outro importante item desse espaço aberto em nossa cidade é a Casa de Leitura Miguel de Cervantes, com um acervo de livros e periódicos para pesquisas e empréstimos. No local também acontecem atividades ligadas à literatura, como a hora do conto, exposições, exibição de vídeos e troca de gibis.

A praça também possui uma banca de revistas, ponto de táxi, 17 bancos de madeira, chafariz e playground.

A Praça da Espanha fica entre as ruas Saldanha Marinho, Coronel Dulcídio, Dr. Carlos de Carvalho e Fernando Simas, no bairro Bigorrilho e está esperando a sua visita!

Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?

A Praça Outdoor é onde vamos  falar sobre os lugares e espaços ao ar livre que existem em nossa cidade onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar. Mas lembre-se: SEMPRE ao ar livre.

Aqui cabe mostrar as áreas verdes (praças e parques),  ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos.

Aqui você pode descobrir e redescobrir o mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba. E o melhor:  pode contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito.

Comece a participar já. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!

  1. Você pode postar diretamente na Praça Outdoor : para isso, registre-se nela e comece já!
  2. Você pode comentar os posts
  3. Também pode enviar sugestões para mim, Maikon Bruno: basta clicar sobre meu nome ali na assinatura do post e você chegará ao meu perfil, onde  verá um botão Mensagem. Clique e me escreva ! Será muito bacana ouvir você!

 

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você