[ editar artigo]

Parque Bacacheri, um dos mais antigos e aconchegantes parques de Curitiba!

Parque Bacacheri, um dos mais antigos e aconchegantes parques de Curitiba!

Esse espaço que vou falar hoje, me faz lembrar demais minha infância.

Por diversos motivos: Porque eu estudava ali perto e por muitas vezes a minha escola nos levava passear lá; porque meus avós, tanto os paternos quanto os maternos, moravam próximo a esse local; porque também na minha época de criança, não costumávamos nos deslocar muito em busca de lazer pela cidade; e claro, porque mesmo eu não precisando falar a minha idade, é um dos parques mais antigos da cidade.

Hoje aqui no Curitiba É eu vou contar um pouco da história do Parque Bacacheri!

O parque Bacacheri, como eu citei acima é considerado um dos espaços públicos verdes mais antigos da cidade. Já foi uma colônia de franceses, originários da Argélia e até 1970 era chamado de Tanque do Bacacheri. Nessa época era de propriedade do Sr. Manoel Fontoura Falavinha, que usava como local de recreação e locava barcos a remo para serem utilizados no lago formado pelo percurso do Rio Bacacheri.

Após alguns anos o assoreamento do tanque, fez com que o lago sumisse e a área fosse desativada e abandonada.

Tempos depois a área foi destinada à utilidade pública, e, em 1988, na gestão do prefeito Roberto Requião, após algumas reformas e melhorias a prefeitura inaugurou o Parque General Iberê de Mattos, que anos mais tarde ganhou o nome de referência, pelo qual é mais conhecido até hoje, o Parque Bacacheri, se tornando referencia na região e principalmente no bairro de origem que possui a mesma nomenclatura.

Com 152 mil m2, o Parque Bacacheri possui várias opções de lazer e recreação para os moradores locais e turistas: canchas de futebol e de vôlei de areia, churrasqueiras, playground, lago artificial e bosque com espécies nativas.

Em sua fauna encontramos frangos-d’água, marrecas-pé-vermelho, jaçanãs, saracuras, garças, socós. Já em sua flora, conseguimos ver pinheiros do Paraná, canelas, aroeiras, açoita-cavalos, constitui-se de eucaliptos, ipês amarelos, acácia-mimosa, nêspera, uva-japão e corticeiras.

O parque conta também com lanchonetes e bica d'água.

O portal de acesso é construído com base em pirâmides de concreto e arcos em tubo de ferro colorido, com o intuito de representar a entrada para o paraíso, através dos bons fluídos das pirâmides. O conjunto de arcos é feito nas cores amarela, laranja, vermelha, representando a expansão da alegria no interior do parque, que atualmente está totalmente cercado.

Essa maravilha verde da cidade possui entrada gratuita e se localiza na rua Rodrigo de Freitas 277.

Funciona todos os dias, das 06 às 22 horas e é um espaço muito calmo e perfeito para as atividades físicas do dia a dia, e para o passeio descontraído com a família no final de semana.

Muitas lembranças desse parque tão querido de nossa bela Curitiba!

 

Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?

A Praça Outdoor é onde vamos falar sobre os lugares e espaços ao ar livre que existem em nossa cidade onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar. Mas lembre-se: SEMPRE ao ar livre.

Aqui cabe mostrar as áreas verdes (praças e parques), ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos.

Aqui você pode descobrir e redescobrir o mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba. E o melhor: pode contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Estamos assistindo à construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito.

Comece a participar já. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!

  1. Você pode postar diretamente na Praça Outdoor: para isso, registre-se nela e comece já!
  2. Você pode comentar os posts
  3. Também pode enviar sugestões para mim, Maikon Bruno: basta clicar sobre meu nome ali na assinatura do post e você chegará ao meu perfil, onde verá um botão Mensagem. Clique e me escreva! Será muito bacana ouvir você!

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você