[ editar artigo]

O maior palco ao ar livre da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski!

O maior palco ao ar livre da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski!

 No último sábado (dia 5 de maio) aconteceu aqui em Curitiba a segunda edição do festival Coolritiba na Pedreira Paulo Leminski - o maior palco ao ar livre da América Latina e que homenageia um dos mais importantes poetas da nossa cidade.

O Festival que trouxe grandes nomes como Emicida, Pitty, Mano Brown, Baiana System, Iza, Anavitória, Sandy, Outroeu, Maneva, Jenni Mosello e Nação Zumbi, transformou o maior palco ao ar livre da América Latina, a Pedreira Paulo Leminski, no reduto cool dos apaixonados por música, arte e sustentabilidade.

Foram diversos shows musicais, exposição de moda com estilistas regionais, gastronomia e intervenções de artistas plásticos brasileiros.

Um dia de muito sol, calor, música e diversão ao ar livre, sem esquecer da conscientização em relação ao meio ambiente. O público foi estimulado a adorar práticas sustentáveis como adquirir copos reutilizáveis e o evento é um dos únicos eventos de grande porte do Brasil com carbono neutralizado.

Mas não é sobre o evento em si que quero falar, e sim sobre esse espaço fantástico ao ar livre chamado PEDREIRA PAULO LEMINSKI, ou apenas Pedreira como os curitibanos mais íntimos costumam chamar.

A Pedreira Paulo Leminski é um dos cartões-postais de Curitiba e é um espaço de mais de 103,5 mil m2 de área destinado a espetáculos ao ar livre. Possui um palco de 480 m², podendo receber até trinta mil pessoas por evento. Essa estrutura permite que a Pedreira seja palco para grandes shows, nacionais e internacionais, festivais, entre outros eventos.

No passado o local foi uma pedreira municipal e usina de asfalto, por isso seu nome, e seu aspecto muito peculiar. O espaço é cercado por um paredão de rocha de trinta metros, dando a sensação de um grande anfiteatro ao ar livre.

Os sons de explosões de dinamite, foram substituídas por explosões de sons, cores e luzes desde o dia 24 de agosto de 1989 no grande evento de abertura que contou com a apresentação do espetáculo “Parceiros de Paulo Leminski”. O evento integrava o programa “Perhappiness”, criado pela Fundação Cultural de Curitiba para homenagear o poeta, escritor, músico, compositor e publicitário curitibano Paulo Leminski, falecido dois meses antes, em 7 de junho de 1989.

O magnífico espaço funcionou desde então voltado ao mundo da música e das artes, entretanto foi fechado em 2008 devido a uma liminar interposta pelo Ministério Público do Paraná, a partir de uma solicitação dos moradores da região, que alegavam desrespeito ao horário dos espetáculos e badernas causadas por frequentadores.

Para a minha sorte e de todos os moradores de Curitiba e apaixonados por grandes eventos musicais, após uma série de adaptações e melhorias e muito investimento (segundo informações um custo de 17 milhões de reais) o espaço pode ser reaberto. Sua reabertura foi no aniversário de 321 anos de Curitiba, celebrado em março de 2014. Poucos meses depois, a Pedreira Paulo Leminski foi palco da da FIFA Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014, e voltou a receber inúmeros show nos últimos anos como Ed Sheeran, Foo Fighters, Green Day, John Mayer, Elton John, Kiss, entre outros.

A Pedreira Paulo Leminski fica localizada no bairro do Abranches, em Curitiba, possui um palco coberto de 10 m de altura, 18 m de largura e 13,8 m de profundidade, camarins, lago, heliporto, estacionamento privativo para artistas e equipes de produção, sala para ambulatório e área para convidados especiais, E junto a  Ópera de Arame, forma O Parque das Pedreira, que é um espaço cultural envolvido por lagos, cascatas e mata de araucárias. Onde a arte humana encontra com a arte da natureza, formando um dos espaços mais incríveis ao ar livre da cidade de Curitiba.


Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?


A Praça Outdoor, dentro do Canal Curitiba É, que é um espaço democrático que é para falar sobre todo e qualquer lugar ao ar livre dentro do perímetro da nossa cidade, onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar, SEMPRE ao ar livre.

Falaremos de nossas áreas verdes (praças e parques), de ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos. Aqui você vai descobrir o que você ainda não conhece no mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba e região e vai poder contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Faça parte, escreva, poste e se inscreva. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!
Como você pode participar?

  1. Crie um perfil aqui no Canal Curitiba É e poste dentro da Praça Outdoor. Sugira assunto, discuta, fale algo que tenha a ver com qualquer  espaço ao ar livre: praça, parque, ruas, feiras, cantos, cantinhos dentro do perímetro da cidade de Curitiba.
  2. Comente o que eu ou  qualquer outro participante da praça escrever aqui.
     
  3.  Mande mensagem para mim: é só clicar sobre o meu perfil e você encontrará um campo para se comunicar diretamente comigo.

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você