[ editar artigo]

O Ilustre desconhecido: Parque Lago Azul

O Ilustre desconhecido: Parque Lago Azul

Um desconhecido ilustre tomou a dianteira desde 2016 como um dos parques mais procurados da cidade de Curitiba. Mas mesmo assim ainda é um parque “novo” ou até mesmo desconhecido para muitos dos Curitibanos.

Estamos falando do Parque Lago Azul, localizado entre os bairros Ganchinho e Umbará, que é o 19° da cidade de Curitiba. Com uma área aproximada de 128.500 metros quadrados, trata-se da antiga propriedade da família Segalla, que era usada nas décadas de 1960 e 1970 como parque particular e uma das poucas opções de lazer em área aberta da cidade naquele tempo. Por esse motivo era conhecido como a praia do Curitibano. A família Segala reunia famílias da cidade inteira para pescar, tomar banho no lago, fazer piquenique, entre outras atividades. Entre os frequentadores conhecidos da época estava o ex-governador Roberto Requião.

A área do Lago Azul foi adquirida pelo município de Curitiba em 2007 e o parque passou a funcionar em 2009 e é frequentado por aproximadamente 10 mil pessoas nos fins de semana, de acordo com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Mas foi a partir de 2015 que passou a ser um pouco mais conhecido, mas principalmente pelos moradores de bairros próximos e por um público especifico da cidade que busca opções diferentes de lazer, em vez das já tradicionais, como os passeios ao Parque Barigui e ao Jardim Botânico.

Hoje o parque, possui um mirante de madeira em seu ponto mais alto, proporcionando uma vista geral do lago. Para chegar até o mirante o visitante caminha pela trilha dentro do bosque.

O novo parque também conta calçadas de paver, tem 9 churrasqueiras, lanchonete, estacionamento para carros, um parque feito de troncos para crianças, um módulo da Guarda Municipal, trilhas para caminhada, academia da terceira idade, quiosques, campos de futebol, banheiros e fraldário.

A antiga casa da família Segala foi transformada em bistrô e o moinho de milho também está recuperado e é uma das atrações do espaço.


Localização:
R. Colomba Merlin, 831 - Umbará (próximo à Igreja do Umbará)

Tel.: (41)3348 6233


Horário:
Diariamente das 7h às 19h

Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?

A Praça Outdoor é onde vamos  falar sobre os lugares e espaços ao ar livre que existem em nossa cidade onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar. Mas lembre-se: SEMPRE ao ar livre.

Aqui cabe mostrar as áreas verdes (praças e parques),  ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos.

Aqui você pode descobrir e redescobrir o mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba. E o melhor:  pode contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito.

Comece a participar já. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!

  1. Você pode postar diretamente na Praça Outdoor : para isso, registre-se nela e comece já!
  2. Você pode comentar os posts
  3. Também pode enviar sugestões para mim, Maikon Bruno: basta clicar sobre meu nome ali na assinatura do post e você chegará ao meu perfil, onde  verá um botão Mensagem. Clique e me escreva ! Será muito bacana ouvir você!

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você