[ editar artigo]

Nosso histórico e precioso Passeio Público, o mais antigo Parque de Curitiba!

Nosso histórico e precioso Passeio Público, o mais antigo Parque de Curitiba!

Esse mês comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para todos no mundo essa é uma data muito relevante para repensar algumas atitudes e agir de forma diferente tanto no consumo de bens, como no apoio de causas em prol do nosso bem-estar e de nossa natureza.

Nesse aspecto, Curitiba é uma das cidades mais relevantes e atuantes no Brasil, e traz à tona esse assunto para a população em geral através de campanhas e projetos desde meados de 1970.

É a única cidade brasileira incluída na lista das 28 cidades mais limpas do mundo, ganhou destaque por programas como o Câmbio Verde, que troca lixo por alimentos, pelo grande número de árvores existentes na área urbana e é considerada a capital brasileira de maior área verde por habitante, além de ser a cidade mais ambientalmente sustentável da América Latina.

Um dos motivos desse grande número de área verde por habitante, são nossos parques. Pois eles são muitos e espalhados por toda a cidade. Mais de 30 se contarmos bosques e parques, e tudo começou no ano de 1886 com a criação do mais antigo parque municipal de Curitiba, o Passeio Público, que é nosso tema do post de hoje.

Criado por Alfredo D´Estragnolle Taunay quando era presidente da Província do Paraná, o Passeio Público nasceu da drenagem de um terreno pantanoso e era conhecido como Jardim Botânico.

Desde sua inauguração, o Passeio se tornou o mais tradicional ponto de encontro dos curitibanos, cumprindo integralmente a sua finalidade. Foi palco de diversas cenas vanguardistas da cidade de Curitiba: em 19 de dezembro de 1887, ali brilhou pela primeira vez na noite curitibana a lâmpada incandescente de luz elétrica; foi o primeiro zoológico da cidade; foi dali que Maria Alda, em 1909, decolou do balão Granada, se tornando a pela primeira mulher balonista do Brasil; ali também foi a primeira sede do Museu Botânico de Curitiba, fundado em 1965 e ali permanecendo até 1975; também em 1911, foi em um de suas “ilhas” que o simbolista Emiliano Perneta foi coroado "Príncipe dos Poetas Paranaenses".

Com portões e arquitetura inspirados no portão do Cemitério de cães de Paris, o Passeio Público é considerado um dos mais importantes símbolos da capital paranaense. Possui uma grande área verde com espécies estrangeiras de árvores, como sanhaço, garça branca, carvalho, jacarandá, canela e ipê-amarelo e é povoado por  aproximadamente 100 espécies variadas de mamíferos, aves, répteis e peixes. Com 69.285 m² de área, possui três lagos “alimentados” por água de poços artesianos. Conta ainda com um parquinho para as crianças que foi reinaugurado em 2010.

Ao longo dos seus 132 anos, o Passeio Público passou por dois tombamentos e hoje revitalizado, busca retomar o charme que teve no início de sua história.

Agora, para trazer esses bons tempos de volta, além de estrutura-lo é preciso divulgá-lo e claro, ocupá-lo. Sendo assim, convido a todos aqui a revisitarem esse símbolo de nossa cidade, e deixar aqui comentários do que podermos pedir e fazer para melhorar esse pedaço da cidade que faz parte de nossa história.

Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?

A Praça Outdoor é onde vamos  falar sobre os lugares e espaços ao ar livre que existem em nossa cidade onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar. Mas lembre-se: SEMPRE ao ar livre.

Aqui cabe mostrar as áreas verdes (praças e parques),  ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos.

Aqui você pode descobrir e redescobrir o mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba. E o melhor:  pode contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito.

Comece a participar já. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!

  1. Você pode postar diretamente na Praça Outdoor : para isso, registre-se nela e comece já!
  2. Você pode comentar os posts
  3. Também pode enviar sugestões para mim, Maikon Bruno: basta clicar sobre meu nome ali na assinatura do post e você chegará ao meu perfil, onde  verá um botão Mensagem. Clique e me escreva ! Será muito bacana ouvir você!

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você