[ editar artigo]

Domingo chegando: A maior feira de artesanato de Curitiba te espera

Domingo chegando: A maior feira de artesanato de Curitiba te espera

Você acorda domingo de manhã e se pergunta: O que vou fazer nesse momento em Curitiba? Para a maioria dos Curitibanos essa resposta está na ponta da língua!

Claro que o destino favorito é a maior feira de artesanato outdoor da cidade: A Feira do Largo da Ordem!

A Feira do Largo da Ordem é um evento aberto que ocorre a cada domingo, das 9h às 14h, no Largo da Ordem, centro histórico da nossa Curitiba. Inicia na Rua São Francisco e termina na rua Doutor Kellers passando por diversos pontos importantes da história da capital paranaense.

A feira oferece para seus visitantes os mais diversos tipos de artesanato, como madeiras, tecidos, pedras, metais, fibras, sementes, gesso, cerâmica, além de pinturas em telas, música, teatro de rua e muita cultura, diversão e diversidade. Os produtos da feirinha de artesanato oferecem qualidade, variedade e preço justo. 

Mas é claro que como qualquer boa feira, a feirinha do Largo também oferece o que há de melhor da diversidade gastronômica da cidade, contando com os tradicionais pastéis de feira, caldo de cana, água de coco, crepes, chocolates entre outros vários pratos deliciosos, e comidas típicas como acarajé, pierogi, empanadas argentinas, batata suíça, além de diversas outras opções fresquinhas e muito saborosas.

A feira conta em sua história que as primeiras edições ocorreram a partir do ano de 1973, sem nenhuma organização oficial, e realizada por membros da comunidade hippie, que expunham e vendiam artesanato. Por este motivo, muitos ainda conhecem a feira do largo, como Feira Hippie.

Com o tempo, o número de expositores e artesãos aumentou, assim como a frequência de moradores locais e turistas, o que tornou a feira uma das atrações de Curitiba, fazendo com que a administração municipal passasse a organizar a já tradicional feira.

No dia 26 de abril de 2018 a feira foi oficialmente reconhecida como patrimônio imaterial da cidade, destacando seu papel relevante ao lazer e ao turismo na cidade.

A feira que é reconhecida oficialmente no município como Feira de Artes e Artesanato do Largo da Ordem, terá o título de patrimônio imaterial até o final do ano devido a uma série de etapas para o registro. Entre elas estão a realização de entrevistas com os feirantes, registro fotográfico e em vídeo e o próprio resgate histórico da feira.

Diferentemente do que ocorre com o patrimônio edificado, como as construções históricas tombadas, o registro de um bem imaterial é revisto a cada de dez anos e depende de uma convergência de fatores, como por exemplo a feira não mudar de lugar. 

Mas acho que depois de quase 50 anos por ali, acho que não corremos esse risco, certo?

Para quem deseja apresentar seus trabalhos artesanais nessas feiras, deve ficar atento aos períodos de inscrições e aos editais de chamamento público. Para maiores informações os interessados devem comparecer no Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, ou entrar em contato por e-mail e telefone.

INSTITUTO MUNICIPAL DE TURISMO

Endereço: Praça Garibaldi, 7 (Palacete Wolf) - São Francisco

Email: turismoserv@turismo.curitiba.pr.gov.br

Telefone: 3250-7746 / 3250-7774 /3250-7763

Em breve vamos falar mais sobre o Largo da Ordem, local onde acontece a Feira todos os domingos.

 

Quer fazer parte da Praça Outdoor? O que é a Praça Outdoor?

A Praça Outdoor é onde vamos  falar sobre os lugares e espaços ao ar livre que existem em nossa cidade onde as pessoas podem se divertir, passear, praticar esportes, buscar entretenimento, comprar ou vender, aprender e se relacionar. Mas lembre-se: SEMPRE ao ar livre.

Aqui cabe mostrar as áreas verdes (praças e parques),  ruas e feiras, e de outras localidades, desde que esse espaço seja literalmente aberto e você possa sentir a brisa em seus cabelos.

Aqui você pode descobrir e redescobrir o mapa da cidade, e saber tudo que está acontecendo nos mais diversos espaços livres de Curitiba. E o melhor:  pode contribuir, claro, contando suas histórias, divulgando eventos, relatando problemas e ajudando na criação desse movimento Outdoor.

Estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito.

Comece a participar já. Nos ajude a mapear as histórias, eventos, causos e relatos de todos os espaços ao ar livre de nossa cidade!!!

  1. Você pode postar diretamente na Praça Outdoor : para isso, registre-se nela e comece já!
  2. Você pode comentar os posts
  3. Também pode enviar sugestões para mim, Maikon Bruno: basta clicar sobre meu nome ali na assinatura do post e você chegará ao meu perfil, onde  verá um botão Mensagem. Clique e me escreva ! Será muito bacana ouvir você!

 

Canal Curitiba É
Maikon Bruno
Maikon Bruno Seguir

Sou um apaixonado. Pela vida, pela família, pelos lugares, pelos amigos, pela história. Principalmente pela história dos lugares e das pessoas. Viajar é meu hobby e minha inspiração. Ler é minha forma de viajar quando não estou no avião.

Ler matéria completa
Indicados para você