[ editar artigo]

Startup nasce para conectar empresários e comunidade universitária do Paraná

Startup nasce para conectar empresários e comunidade universitária do Paraná

Academic Ventures é a startup de inovação  que acaba de nascer em Curitiba com a promessa de  comprovar que a Academia não é uma torre de marfim.  Sim, um grupo de gestores, professores e pesquisadores se uniu em torno de uma iniciativa pioneira no Brasil que se apresenta como o ponto mais curto — e efetivo — entre o setor produtivo e as universidades paranaenses a fim de viabilizar projetos de pesquisa aplicada que tragam inovação e competitividade para o Paraná.

Então, você que está lendo esse post, preste atenção porque essa startup pode ser a  próxima parceira de sua empresa caso esteja pensando ou comece a pensar a usar pesquisa aplicada para avançar e crescer no mercado, independentemente do porte e do  segmento de atuação. Ela também pode ser o destino do seu projeto, caso você seja um pesquisador e tenha interesse nas áreas industrial,  bens ou serviços, 

Sim, essa é a proposta: fazer com que o problema  de um negócio seja estudado pelas melhores cabeças de uma universidade paranaense a fim de que uma solução viável, palpável e rápida possa ser alcançada.  Ou vice-versa: encontrar empresas que necessitem justamente de soluções já formuladas e testadas que aguardam uma oportunidade para mostrar resultado na prática, e em escala, dentro de uma empresa ou organização.

Metaforicamente a Academic Ventures deseja ser uma ponte de mão dupla entre esses dois mundos: o setor produtivo e a cadeia de pesquisa aplicada sediada no Paraná (que envolve instituições acadêmicas, laboratórios e pesquisadores). Para conectar ambos, a startup oferece mediação de relações institucionais, assessoria, diagnóstico, treinamento e capacitação, gestão  de projetos, suporte jurídico, intermediação contratual e asseguramos a entrega de resultados.

¨Analisamos muito para criar essa startup. Trata-se de uma iniciativa inovadora no país uma vez que similares só existem no exterior¨ , explicou o professor Zaki Akel Sobrinho, um dos co-fundadores da  Academic Ventures, durante a apresentação para representantes de instituições acadêmicas, em Curitiba no último dia 10 de outubro.

Abre-se uma grande janela de oportunidades realmente. Imagine só…uma universidade conta com muitas áreas do conhecimento que podem colaborar com qualquer tipo de negócio. Uma verdadeira usina de cabeças pensantes com acesso a informação, conhecimento de ponta, pesquisas mil, ferramentas e toda sorte de possibilidades para desenvolver pesquisas e encontrar soluções para os mais diversos problemas.

Então esqueça a ideia de que pesquisa aplicada só existe para encontrar a solução do câncer, descobrir uma nova matriz energética ou qualquer outro problema tão complexo quanto. Claro que sempre será para estes, mas a Academic Ventures vem para permitir que outras demandas que surgem na vida das pessoas, organizações empresariais e institucionais,  também possam ser pesquisas e solucionadas por pesquisadores universitários em vários níveis. 

Para não dizer que isso acontece em todos os casos, mas é sabido que a Academia é o último lugar que empreendedores, empresários e membros do mercado enxergam como um caminho para encontrar soluções para seus problemas — ¨É distante¨.  ¨Esse tipo de problema não é assunto de universidade. ¨Nem sei exatamente como funciona pesquisa e desenvolvimento¨. ¨Ahhh isso não é assunto para uma pesquisa de caso¨.  Essas são apenas algumas  das ¨conclusões¨ que, invariavelmente, se escuta quando perguntamos a representantes do setor produtivo sobre uma eventual aproximação de instituições acadêmicas, em especial aqui no Paraná.

A Academic Ventures foca no vácuo entre setor produtivo e a Academia | Prof Zaki explica que a Academic Ventures tem a seu favor uma equipe que domina o funcionamento estrutural das universidades, sejam elas públicas ou privadas, e no bom relacionamento com as direções das mesmas. Uma composição equilibrada de profissionais de mercado e professores (que já exerceram cargos de gestão em instituições de ensino superior e estão recém aposentados), que sabem o caminho mais curto para negociar, agilizar e finalmente, viabilizar, os processos internos nas universidades para que um trabalho de pesquisa seja iniciado. 

Se por um lado o diferencial está na agilização do caminho crítico dos corredores e processos legais dentro das universidades, por outro, a Academic Ventures tem como foco de sua prestação de  serviço, a apresentação rápida e ágil de resultados para o setor produtivo.

Não dá para esperar 260 ou 365 dias para um projeto de pesquisa aplicada ser iniciado,  como nos reforçou o co-fundador da startup curitibana, ciente que o sucesso dela reside no fato de conseguir respostas rápidas para que o eventual investidor acredite em inovação, em projetos de  pesquisas aplicadas.

Para entregar o que promete, a Academic Ventures resume em 5 pontos os seus diferenciais :

  1. Metodologia própria de rastreamento de soluções ou projetos de pesquisa existentes nas universidades paranaenses que permitirá ser criado um grande banco de ofertas de inovação no estado.
  2. Ranqueamento de pesquisadores para facilitar a escolha dos interessados.
  3. Diagnóstico das necessidades do eventual contratante do projeto.
  4. Gestão integral do projeto, isto é, a startup participa de todo o ciclo : do diagnóstico à entrega de resultados lá na ponta final.
  5.  Equipe composta por membros e ex-membros da Academia no estado e profissionais de mercado.

SERVIÇO
Academic Ventures está  no Facebook, Instagram e Linkedin e também na Av 7 de setembro, 4214, sala 602, em Curitiba, Paraná, Brasil. 

Canal Curitiba É
Sonia Marques
Sonia Marques Seguir

Sou jornalista e expert em soluções em posicionamento de mercado|imagem de negócios, start-ups, ideias e projetos usando vivência e know-how em inteligência de negócios, planejamento estratégico, branding, marketing, comunicação, RRPP e mídia.

Ler matéria completa
Indicados para você