[ editar artigo]

Nelson Leal Junior está em casa depois de 90 dias !

Nelson Leal Junior está em casa depois de 90 dias !

Essa residência onde está acessa a luz na janela é a Casa 1 de um condomínio de alto padrão localizado na  Rua Paulo Gosrski, no bairro Mossunguê. É lá que o ex-diretor do DER-PR Nelson Leal Junior acordou hoje, depois de 90  dias dormindo numa cela do Complexo Penal de Pinhais ou da carceragem da Polícia Federal em Curitiba (mesmo local onde está o ex-presidente Lula e tantos outros réus). O ex-agente público foi preso no dia 27 de fevereiro na 48ª fase da Lava Jato batizada de ¨Operação Integração ¨(que investiga esquema de desvio de verbas e lavagem de dinheiro nos contratos nas rodovias federais no Paraná, envolvendo concessionárias, empresas de prestação de serviços e agentes públicos).

A informação de que ele dormiu seu primeiro dia em casa foi feito há pouco ao Canal Curitiba É por pessoas ligadas à família de Nelson. Depois de muitos dias de casa fechada, hoje ela teve uma rotina mais movimentada e, agora de noite, a janela se abriu pela primeira vez em três meses.  Entretanto, o dono da casa não saiu nenhuma vez pela porta fa frente.

Nelson Leal Junior está usando tornozeleira eletrônica, pois é essa uma das contrapartidas exigidas pelo juiz Sérgio Moro para o cumprimento do Acordo de Delação  Premiada. As outras dizem respeito a entrega de informações e documentos que colaborem para a Força Tarefa comprovar as acusações que pesam sobre o esquema que envolve outros 17 dos 18 denunciados originalmente na Operação Integração - um dos réus, Valdomiro Rodacki,  foi praticamente absolvido por Moro porque, segundo ele, não houve comprovação de sua participação no esquema de desvio e lavagem de dinheiro em questão. Além de Leal Junior e Rodacki,  os demais são: Adir Assad, Antônio José Monteiro da Fonseca Queiroz, Carlos Felisberto Nasser, Gilson Beckert (falecido em 13 de maio), Helio Ogama, Ivan Humberto Carratu, Leonardo Guerra, Marcelo Abudi, Marcelo Montans Zamarian, Oscar Alberto da Silva Gayer, Oscar Alberot da Silva Gayer Júnior, Paulo Beckert, Rodrigo Tacla Duran, Sandro Antônio de Lima, Sergio Antônio Cardozo Lapa e Wellington de Melo Volpato.

O advogado Tracy Reinaldet é o responsável pela condução da delação de Nelson Leal Junior. Gentilmente ele nos atendeu, mas não pode confirmar a soltura e a delação porque até isso ser  oficializado pela 13a Vara Federal de Curitiba, nada pode ser comentado pelas partes. Mas, novamente, obtivemos a confirmação com fontes próximas à equipe de defesa, de que a delação aconteceu. 

No script jurídico, uma delação ou colaboração premiada é negociada entre o réu (via seu advogado), o Ministério Público e a Polícia Federal, ou seja, não há participação do juízo nesse momento. Somente depois de negociada , é que ela segue para o juiz, no caso Sérgio Moro, para homologação.  Nessa fase de ¨negociação¨ é que, de fato, o réu tem que colocar a boca no trombone e entregar informações e contraprovas que as justifiquem. Ou em outras palavras: uma delação só vale se trouxer resultados concretos para que as acusações em questão da Operação Integração sejam finalmente concluídas com êxito. 

 


 O QUE É A PRAÇA LAVA JATO?
Essa praça está aberta para mostrar como essa operação tem transformado a rotina da cidade e a colocado no mapa internacional. Curiosidades, fatos peculiares, protagonistas e desconhecidos...tudo que seja relevante nesse sentido. Afinal, estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito. Sabe como você pode participar ?

  1. Você pode comentar o post.
  2. Você escrever um post e publicar na Praça Lava Jato. Mas antes, siga a praça para poder postar ok?!
  3. Ou envie sugestões, críticas, ideias  para mim, Sonia Marques, via mensagem no meu perfil:)

CONHEÇA AS OUTRAS PRAÇAS QUE EXISTEM AQUI NO CANAL

 

 

Canal Curitiba É
Sonia Marques
Sonia Marques Seguir

Sou jornalista e expert em soluções em posicionamento de mercado|imagem de negócios, start-ups, ideias e projetos usando vivência e know-how em inteligência de negócios, planejamento estratégico, branding, marketing, comunicação, RRPP e mídia.

Ler matéria completa
Indicados para você