[ editar artigo]

Curitiba ALJ e Curitiba DLJ

Curitiba ALJ e Curitiba DLJ

Normalmente o mundo se acostumou a usar AC (antes de Cristo) e DC (depois de Cristo) para demarcar a era em que vivemos.  Mas, pra nós aqui, na terra das Araucárias, o que está valendo mesmo são as siglas ALJ (Antes da Lia Jato) e DLJ (Depois da Lava Jato).  Sim, porque a cidade foi sacudida com a instação da ``Operação Lava Jato``, que oficialmente começou a partir de março de 2014 — justamente no mês de aniversário curitibano, olha aí outra sinergia do destino… 

Que me perdoem os historiadores que discordarem, mas nada na história dessa jovem senhora de 325 anos, tem tanto significado político, social e econômico para a cidade como o surgimento dessa operação envolvendo justiça, polícia & cia bela. Ela colocou Curitiba entre os trend topics possíveis e inimagináveis até tempos atrás.

Os olhos políticos e econômicos não passam um dia sequer sem se preocupar se vai chover ou fazer sol perto do 13.ª Vara Criminal Federal de Curitiba, no AHU, ou do Ministério Público Federal, no Centro. Lá na cidadezinha do sul da França, uma leitora do Le Monde conheceu Curitiba pela primeira vez, quando leu a notícia de capa dando conta que era para lá que o ex-presidente brasileiro havia sido levado depois de condenado a quase uma década de sentença. O mesmo aconteceu com o leitor do New York Times do Arizona, nos Estados Unidos ou o senhorzinho, assíduo do Vecernji List, um dos mais populares da Croácia.

Então, vamos deliciosamente aproveitar esse momento histórico e comentar assuntos que tenham relevância (ou não, dependendo do ponto de vista), sobre os reflexos da Lava Jato em nossa cidade. Afinal, estamos assistindo na primeira fila os acontecimentos que estão mudando o cenário de muita coisa. Até nas coisas mais prosaicas. No trânsito, no turismo,  na exposição de imagem, nas prioridades dos boletins meteorológicos, enfim.

Quer colaborar também ? Sinta-se convidado ou convidada:)

 


Quer saber o que é a Praça Lava Jato e como participar

Essa é a ”Praça Lava Jato” e todos são bem-vindos a esse espaço que vai procurar mostrar como essa operação tem transformado a rotina da cidade e colocado Curitiba no mapa internacional. Curiosidades, fatos peculiares, histórias que circundam protagonistas e desconhecidos...tudo que seja relevante nesse sentido. Mas por princípio milenar, praça é um espaço urbano de convivência e sociabilização. E a ”Praça Lava Jato” nem poderia ser diferente: ela está aberta a participação de todos. Se você que está me lendo agora, quiser contribuir para amplificar o conhecimento geral sobre o que está influenciando a operação, por gentileza, comente, fale, traga sua ideia sua ideia, sua informação. Estamos assistindo a construção de um dos capítulos mais importantes da história do país, bem em nossa cidade. Isso é motivo suficiente pra trocarmos uma ideia a respeito. Comece a participar já!

Canal Curitiba É
Sonia Marques
Sonia Marques Seguir

Sou jornalista e expert em soluções em posicionamento de mercado|imagem de negócios, start-ups, ideias e projetos usando vivência e know-how em inteligência de negócios, planejamento estratégico, branding, marketing, comunicação, RRPP e mídia.

Ler matéria completa
Indicados para você