[ editar artigo]

O chef Fogaça por aqui: Uma grata surpresa no dia do cozinheiro

O chef Fogaça por aqui: Uma grata surpresa no dia do cozinheiro

Chef Henrique Fogaça inaugura restaurante Cão Véio em Curitiba e fala sobre a cidade e perspectivas da profissão

O Restaurante Cão Véio fez a ponte aérea São Paulo > Curitiba e desembarcou na capital paranaense com grande expectativa do público. Sua unidade, localizada no bairro do Batel, vinha funcionando em modo soft opening e teve nos dias 9 e 10 de maio, em sua inauguração oficial, a presença ilustre de um de seus sócios, o chef Henrique Fogaça.

Coincidências a parte, no dia 10 de maio é comemorado o dia do cozinheiro, sonho de carreira de muita gente que teve - direta ou indiretamente -, como incentivo o programa Masterchef, que tem como um dos jurados o chef Fogaça.

Pesquisando, descobri que a data não tem origem precisa, mas acredito que todos concordam que esta é uma profissão indispensável, que desde 2005 tem sua atuação regularizada no País através de um decreto lei.

“O Projeto de Lei 6049/05, do deputado Alex Canziani (PTB-PR), regulamenta o ofício de cozinheiro. Pela proposta, cozinheiro é o profissional que manipula e prepara alimentos em empresas de hospedagem, restaurantes, bares, quiosques, hospitais, escolas, indústrias, residências e similares.

Só poderá exercer a profissão quem comprovar a realização de cursos em instituições oficiais ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Aqueles que já trabalham como cozinheiro por pelo menos três anos antes da promulgação da lei ficam dispensados dessa obrigação. ”
(Fonte: Agência Câmara Notícias)

Conversei com o chef Fogaça e ele contou pra mim (e eu pra vocês)  o que para ele é ser cozinheiro e quais são os pré-requisitos para quem quer ingressar na profissão.

O Cão Véio é o lugar ideal para happy hour ou passeios de fim de semana com boas bebidas e comida de qualidade. O espaço tem a essência dos sócios, Henrique Fogaça, Fernando Badauí e Marcos Kichimoto, com o espírito hardcore sempre presente. Na decoração, referências caninas que se repetem nos nomes dos pratos dão o clima especial ao ambiente.

                                            Referências caninas na decoração

                                        Pastor de brie (foto da porção reduzida)

                                           Labrador (foto da porção reduzida)

Olhem o que Curitiba É para o chef Henrique Fogaça:
 

Quem quiser conhecer o Cão Véio Curitiba, anote o endereço: Rua Alferes Angelo Sampaio, 1.744, no Batel. Só não abre no domingo, mas de segunda a sexta vai das 18h  a meia-noite. 

 

Canal Curitiba É
Marina de Capistrano
Marina de Capistrano Seguir

Jornalista, dog lover

Ler matéria completa
Indicados para você