[ editar artigo]

Vista da Praça Nossa Senhora de Salete?

Vista da Praça Nossa Senhora de Salete?

Tirei esta foto numa das longas esperas na antessala do gabinete do governador do Paraná no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. É ali que o ocupante do maior cargo do Executivo paranaense recebe os jornalistas sempre que tem algo a anunciar ou algum assunto a esclarecer. Não lembro ao certo qual era o tema da coletiva nesse dia, mas sei que o governador era o Beto Richa, no início do seu segundo mandato (2015). Tratava-se de uma coletiva de imprensa (quando a assessoria do governador convoca os jornalistas para que ele faça algum anúncio), o que fica óbvio pela quantidade de câmeras de tv posicionadas para a gravação da entrevista. Acho que se tratava de algum daqueles avisos de aumento de impostos que tanto judiaram de nós, paranaenses, nesta era de crise financeira. Eu, como repórter da RPC na época, estava lá para cobrir e, depois, dar a "má notícia", no telejornal Paraná TV 1a Edição. Mas... pouco importa o tema em questão! Já superamos aquela fase terrível, graças à nossa resiliência. Vamos à parte leve da lembrança... O que queria contar aqui era sobre a foto em si, a cena que presenciei e a inspiração por trás do clique.

Assim que me vi diante deste quadro resolvi registrar e publicar a foto nas minhas redes sociais para que todos os amigos pudessem ver a quantidade de gente que trabalha para bem informá-los. E também pela curiosidade de termos a vista do último andar do Palácio, a Praça Nossa Senhora de Salete, encoberta pelas câmeras de televisão. Foi a primeira e única vez que vi isso (e não vi a praça) entre tantas visitas ao Palácio Iguaçu para entrevistar vários governadores entre os anos de 1990 e 2016).

Bem... não registrei a imagem da Praça, coração dos três poderes e do bairro Centro Cívico, mas flagrei as bandeiras do Paraná e do Brasil colorindo o céu nublado, flanando numa manhã de vento forte. A cara de Curitiba, não?

#CentroCívico #CuritibaÉ #curitibae #CristinaGraeml #PalácioIguaçu

Canal Curitiba É
Cristina Graeml
Cristina Graeml Seguir

Curitibana nata, filha de curitibanos, neta de curitibanos, bisneta de... imigrantes, claro! Tenho sobrenome alemão, mas 7 ascendências europeias. Sou jornalista, faço parte da equipe do Canal CURITIBA É. Muito orgulho de tudo isso!

Ler matéria completa
Indicados para você